A Prefeitura de São Mateus, através da Secretaria de Saúde, realiza a “Campanha Outubro Rosa 2013: A Prevenção Começa com a Conscientização”. O intuito desta campanha é promover a saúde da mulher e a prevenção contra o câncer de mama.

Durante todo o mês de outubro serão realizadas diversas ações nas Unidades de Saúde do município que irão atender toda a população. Serão realizadas palestras, panfletagens, orientações sobre o câncer coleta de preventivos, exames clínicos, além de encaminhamentos dos pacientes se detectados algum nódulo ou alteração na mama.

O Outubro Rosa é uma campanha que teve início nos Estados Unidos, tendo como principal objetivo a diminuição dos índices de diagnósticos avançados do Câncer de Mama. O símbolo da campanha é o laço rosa, que remete a cor que simboliza a luta contra o câncer de mama. Segundo dados do INCA- Instituto Nacional do Câncer – o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente da doença no Brasil. Todos estão convidados a aderir a campanha vestindo-se ou utilizando acessórios, decorando sua residência ou local de trabalho com a cor rosa, alertando a população, em especial as mulheres, sobre os riscos do Câncer de Mama.

A Campanha seguirá um cronograma predefinido pelo Programa de Saúde da Mulher, que atua na prevenção e atenção aos diagnósticos de câncer de mama no município. Acontece durante todo o mês, mas terá dois dias em destaque: O dia 17 que é o dia “D” da campanha , quando será realizada uma cerimônia com entrega de mamografias, junto às autoridades convidadas. E o dia 18 quando acontecerá a tradicional caminhada “Outubro Rosa”, que terá início às 8h com concentração e saída do centro de vivência Amélia Boroto com destino ao Centro.

A Secretária municipal de saúde Mércia M. Comério de Holanda explica que o Outubro Rosa deste ano envolverá todas as Unidades de Saúde do município: “Atendendo ao pedido do prefeito Amadeu Boroto, estamos mobilizando as equipes de todas as unidades a fim de atender todos os cidadãos que buscarem atendimento e participarem da campanha”.

Confira o cronograma de realização da campanha nas Unidades Básicas de Saúde:

17 DE OUTUBRO – QUINTA FEIRA – DAS 16H ÁS 21H
UBS – Nova Lima
UBS – Guriri – Dia “D” Da Campanha

18 DE OUTUBRO – SEXTA FEIRA – DAS 17H ÁS 21H
UBS – Sernamby

19 DE OUTUBRO – SÁBADO – DAS 8H ÀS 17H
UBS – Bonsucesso
UBS – Santo Antonio
UBS – Campo Grande
UBS – Paulista
UBS – Ponte
UBS – Cohab

24 DE OUTUBRO – QUINTA FEIRA – DAS 17H ÁS 21H
UBS – Ideal

26 DE OUTUBRO – SÁBADO – DAS 8H ÁS 16H
UBS – Seac
UBS – Pedra D´Água